Por que usar materiais impressos para divulgação?
Com o avanço da tecnologia e o mundo virtual tomando proporções cada vez maiores, é comum as pessoas se perguntarem se ainda devem investir em materiais impressos para a divulgação de suas campanhas ou se deveriam investir no meio digital. É verdade que nos últimos anos o mercado da publicidade online tem crescido expressivamente, e registrado recordes de investimento a nível mundial. O meio digital tem um alcance maior e mais rápido, uma mensuração de resultados mais detalhada e precisa e uma possibilidade de interação com o público no mínimo interessante. Porém, mesmo com todas essas características extremamente atraentes as empresas não deixam de investir em mídias tradicionais, como os materiais impressos. Na verdade, esse tipo de divulgação ainda leva a maior parte dos investimentos.
Por quê? Porque mesmo com toda a velocidade do mundo virtual é muito difícil, quase impossível, que um monitor substitua a experiência de ver algo com as mãos, com os olhos, com o olfato… Enfim, aquilo que podemos chamar de experiência “real”! O material impresso traz essa realidade para o público, que ao receberem um catálogo, por exemplo, experimentam a textura, as cores e a definição das imagens. Além disso, as pessoas não ficam conectadas o tempo todo e o material impresso quebra essa limitação.
É verdade que há algum tempo nem todas as empresas podiam usufruir desse tipo de campanha, pois era preciso produzir uma grande tiragem para que o custo unitário se tornasse viável. Mas a tecnologia da indústria gráfica também avançou, e hoje em dia isso já não é verdade. É claro que o custo por unidade sempre diminui quando se produz um grande volume, mas já faz algum tempo que a produção de pequenas quantidades de materiais impressos tornou-se viável, passando a atender milhares de empresas que antes se viam excluídas desse mercado. Hoje em dia, as diversas opções de acabamento, papéis especiais, picotes, facas especiais, enobrecimentos, etc, estão ao alcance de todos.
Vale dizer então que o ideal é o equilíbrio. É claro que no dinâmico mundo atual nenhuma empresa pode se dar ao luxo de não estar presente na internet. Mas isso não quer dizer que os materiais impressos devam ser esquecidos. Por mais tecnológicas que estejam as coisas, ter um cartão de visita, um catálogo e um papel timbrado (por exemplo) ainda contribui muito para a imagem da empresa e para credibilidade que ela passa para o mercado.